Templates by BIGtheme NET
Home / Em Destaque: / Artigos / O Espírito Santo que paira sobre o mundo

O Espírito Santo que paira sobre o mundo

O Espírito Santo se faz presente na obra da criação, assim como também em toda história da Salvação. Podemos fazer referencia ao Espírito de Deus desde as primeiras linhas da bíblia, no hino do Deus criador de todas as coisas celestes e terrestres, a que se enquadra principalmente o homem e a mulher como ponto culminante de toda criação, dando ênfase ao principio que da vida e existência a tudo, com que se refere o livro do Gênesis: “O Espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas” (Gn 1,2), o Espírito que move, transforma e renova todas as coisas.

Esse mesmo Espírito que se manifestou no decorrer da história, falou através de nossos primeiros pais na fé, seguindo através dos profetas, chegando à plenitude do tempo, quando “Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial. E porque sois filho, enviou Deus aos nossos corações o Espírito do seu filho, que clama : Abba, Pai!” (Gl 4, 4-6).

venisanctespiritusTendo consistência nesta pequena introdução, queremos receber os fatos históricos através do Cristianismo, que se constituem pela ação do Espírito Santo, como terceira pessoa da Santíssima Trindade, Deus uno e trino, evidenciando também a sua presença e a sua manifestação no decorrer da história cristã. Eles eram enviados pelo Senhor Jesus, para proclamar aos outros a Boa Nova.

Assim como o Pai enviou o seu filho ao mundo, do mesmo modo os discípulos e os discípulos dos discípulos sentiam-se mandados, enviados. Assim como a Missão de Cristo provinha do Alto, eles também iam para os outros.

O Espírito Santo suscitou novas lideranças na adesão ao evangelho de Jesus Cristo. É só ter presente os Atos dos Apóstolos e perceber como a comunidade crescia em número pelas adesões que ocorriam (At 2,47).

Nesse sentido percebemos que os discípulos tinham consciência de que não estavam sozinhos, mas contavam com a presença do Espírito Santo atuando na vida da comunidade cristã, como foi dito pelo próprio Jesus a seus discípulos: “E eis que eu estarei convosco todos os dias , até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20).

Por Padre Joacir Soares