Templates by BIGtheme NET
Home / Em Destaque: / 49º Dia Mundial das Comunicações. / Nossa Senhora da Comunicação: a melhor notícia é Jesus!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nossa Senhora da Comunicação: a melhor notícia é Jesus!

No alto da torre da Basílica de Nossa Senhora de Brebières de Albert (Somme, França), encontra-se uma imagem da Virgem Maria portando o Menino Deus. A obra é fruto do artista francês Albert Roze, a qual ele chamou de “La Vierge dorée couronnant la Basilique Notre-Dame de Brebières”, em tradução livre: “A Virgem dourada coroando a Basílica de Nossa Senhora de Brebières”. A alta torre nos seus 62 metros, comporta uma cúpula com esta imagem completamente dourada, destacando-se entre o azul do céu. A imagem da Virgem foi coberta com 40.000 folhas de ouro, com seus seis metros de altura. Ela porta aos seus braços, elevando ali mais alto o menino Jesus de braços abertos em forma de Cruz.

5gd45kd1Nos idos de 1915, uma bomba atingiu a imponente cúpula da Basílica, que concede suporte à imagem da Virgem. A basílica foi destruída, mas o impressionante é que apesar do ocorrido a imagem da Virgem manteve-se em um equilíbrio, precário e impressionante.  Por causa deste ocorrido apareceu uma lenda que diz que “Quando a Virgem de Albert cair, a guerra vai acabar”. A foto da Basílica destruída e a Virgem inclinando-se correu o mundo através das mãos dos soldados, que enviavam como um cartão postal. Nos anos de 1927 a 1931 a Basílica foi reconstruída, e uma réplica da Virgem Dourada foi novamente instalada no alto da torre.

Mais tarde o Dr. Manoel Casado Lima e sua esposa, Sra. Carolina, viscondessa do Livramento (Recife – PE), adquiriu uma pequena réplica da Imagem. Mais tarde eles dariam de presente ao Rev.Pe. Pedro Falcone, que doaria a imagem ao Sistema Salesiano de Vídeo-Comunicação (SSV) em Itatiaia, MG. Ali eles nomeariam a Imagem da Virgem de Albert de “Nossa Senhora da Comunicação”.

No dia 27 de maio de 1990, Dia das Comunicações Sociais daquele ano, apareceu na primeira página do Kirche und Leben (Órgão oficial da Diocese de Münster (Alemanha), um artigo escrito por um jornalista que assinava o texto como: “GM”.

O texto diz:

des_1447_g“Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: “vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil…” Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito ‘comunicação’ com o processo técnico de veiculação de notícias. E, no entanto, conforme me disse Pe. Antônio Pacheco de Paula, em última análise, Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o ‘furo’ sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!
Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, “uma balada”, certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?

Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês…

Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação”.

Mais tarde uma réplica da imagem feita pelo artista italiano radicado em Belo Horizonte, Gianfranco Cerri, seria colocada no Instituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.

A Pastoral da Comunicação em diversos lugares do Brasil adotou Nossa Senhora da Comunicação como sua patrona. Nós da Pastoral da Comunicação da Diocese de Formosa também adotamos ela como nossa padroeira. Maria nos anuncia a melhor notícia que o mundo poderia receber: Jesus.

Por Seminarista Raifran Sousa

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA COMUNICAÇÃO


Virgem Santa da Comunicação

Vós que acolhestes o verbo
e o apresentastes ao mundo
pela divina maternidade;
ajudai-nos a nos comunicarmos e
mostrarmos o rosto de Jesus para todos .
 
Faze-nos usar de todos os meios disponíveis
para anunciarmos o amor de Deus
e denunciarmos tudo que seja motivo de morte.
 
Que a tecnologia, com seus avanços,
seja sempre instrumento de comunicação
para a promoção da vida.
 
Que os agentes da comunicação
sejam amantes da verdade
em favor do bem comum, incentivando a fraternidade
e a solidariedade entre os povos.
 
Ó Maria da Comunicação, intercedei por todos nós
que queremos comunicar ao mundo
o vosso Filho e Senhor nosso,
Jesus Cristo. Amém.
 Nossa Senhora da Comunicação,
Rogai por nós!