Templates by BIGtheme NET
Home / Em Destaque: / Mensagem Diocesana para o Dia Mundial das Comunicações 2016

Mensagem Diocesana para o Dia Mundial das Comunicações 2016

image“Queridos irmãos e irmãs! O ano da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a Comunicação e a Misericórdia. Com efeito a Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir.” Foram com essas palavras que o papa Francisco iniciou sua mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem como tema: “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo.”
Neste domingo, cheio de festividades em que celebramos a solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o dia Mundial das Comunicações Sociais e também o dia das mães, a vocês amados pasconeiros, mas também à toda a Igreja particular de Formosa, venho lembrá-los que “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela (Igreja) deve chegar ao coração e a mente de cada pessoa.” (Bula de proclamação do Ano Jubilar nº 12) desta forma devemos encarar com mais seriedade e santidade as redes sociais, gerando assim uma boa comunicação, um bom diálogo capaz de suscitar a reconciliação por meio de encontros fecundos. Amados filhos somos chamados, de modo especial neste Ano Santo, a experimentarmos e vivermos a Misericórdia do Cristo Encarnado, Crucificado e Ressuscitado no mundo digital.
Bem sabemos que a comunicação é de suma importância e demasiadamente usada nos dias atuais e por isso devemos aprender a comunicar. Nós, pasconeiros, somos chamados a amar, analisar e a informar os fatos, mas nunca julgar, pois só Deus pode fazê-lo. Quem é atingido pela Misericórdia de Deus não julga ninguém. O convite que Deus faz a nós neste tempo de graça é que nos deixemos moldar por sua Misericórdia. Que nos permitamos ser atingidos até o profundo do nosso ser por ela e esta produzirá frutos em nossa vida.
Em um tempo repleto de tecnologia e facilidade de comunicação em que vivemos, nunca as pessoas se sentiram tão solitárias. Este ano o papa Francisco nos convoca a fazermos da comunicação pontes entre as pessoas, famílias, grupos sociais e os povos. A construção de pontes representa construir laços. Esta é uma tarefa nossa, pois o Epírito Santo “nos deu o ministério da reconciliação” (II Cor 5,18). Precisamos construir pontes com nossos instrumentos de trabalho: pontes entre pessoas que não se conhecem, entre parentes que não se falam, amizades esquecidas, familiares que não convivem pela distância ou pelo trabalho. Que pontes você enquanto comunicador tem feito? Você tem construído pontes ou erguido muros em sua comunidade?
Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar as nossas mães e desejar a todas muitas bênçãos do Coração de Jesus e de Maria. Essas mulheres tão especiais que nos mostram de forma clara o que significa “Misericórdia.” Quero ainda parabenizar a todos os pasconeiros do nosso Brasil, do Regional e da nossa Diocese. Agradeço a todos pelos trabalhos que veem realizando em suas comunidades, mesmo com tantas dificuldades que se impõe, percebemos o desejo e a luta de todos, continuem a trabalhar e tenham a certeza: vocês não estão sozinhos. As paróquias que ainda não fundaram pascom podem nos procurar teremos imensa alegria de poder servi-los com o dom que Deus por misericórdia nos concedeu.
A todos um santo e abençoado dia Mundial das Comunicações e um feliz dia das mães.

Com minha benção Sacerdotal,
Pe. Wagner de Moura
Padre Referencial da PasCom Diocesana