Templates by BIGtheme NET
Home / Conselho Ecônomico Diocesano

Conselho Ecônomico Diocesano

O Conselho Econômico contribui ao Bispo diocesano na administração dos bens temporais da Diocese . O Código Canônico explica que:

“Cân. 492 – § 1. Em cada diocese seja constituído o conselho econômico, que é presidido pelo próprio Bispo diocesano ou por um seu delegado e consta de ao menos três fiéis nomeados pelo Bispo, realmente peritos em economia e direito civil e distintos pela integridade.

§ 2. Os membros do conselho econômico sejam nomeados por um qüinqüênio, mas, passado esse tempo, podem ser assumidos para outros qüinqüênios.”

O Conselho Econômico encontra sua representação de trabalho na pessoa do Ecônomo Diocesano:

“Cân. 494 – § 1. Em cada diocese, seja nomeado pelo Bispo, ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico, um ecônomo que seja realmente perito em economia e insigne por sua probidade.
§ 2. O ecônomo seja nomeado para um qüinqüênio, mas, passado esse tempo, pode ser nomeado para outros qüinqüênios; durante o encargo, não seja destituído, a não ser por causa grave, a juízo do Bispo depois de ouvidos o colégio dos consultores e o conselho econômico.
§ 3. Compete ao ecônomo, de acordo com o modo determinado pelo conselho econômico, administrar os bens da diocese sob a autoridade do Bispo e, com as receitas da diocese, fazer as despesas ordenadas legitimamente pelo Bispo ou por outros por ele designados. 

§ 4. No fim do ano, o ecônomo deve prestar contas das receitas e despesas ao conselho econômico.”

Sobre as funções deste Conselho do Direito apresenta que entre as principais está:

“Cân. 493 – Além dos encargos que lhe são confiados no livro V Dos bens temporais da Igreja, cabe ao conselho econômico preparar, a cada ano, de acordo com as indicações do Bispo diocesano, o orçamento das receitas e despesas, previstas para toda a administração da diocese no ano seguinte, assim como aprovar o balanço no fim do ano.”

Ecônomo: Nomeado dia 28 de dezembro de 2015.


Pe. Mário Vieira de Brito

Paróquia São José Operário – Formosa GO
End.: Pça São Vicente s/n – Centro

CEP: 73.801-150  –  FORMOSA-GO
Fone: (61) 3631-1796

e-mail : curiadiocesanaformosa@hotmail.com

 

 

 

 

Conselho Econômico Diocesano:
Dom José Ronaldo Ribeiro – Bispo Diocesano.
Monsenhor Epitácio Cardozo Pereira – Vigário Geral.
Pe. Mário Vieira de Brito  – Ecônomo Diocesano

Pe. João B. Assunção – Paróquia São João Batista – São João d’Aliança.
Dr. Edmundo da Silva Borges Junior – Advogado.
Dr. Darcivan da Conceição Serracena – Contador.
Dr. José Ricardo Pacheco – Arquiteto.