Templates by BIGtheme NET
Home / Em Destaque: / Diocese marca presença no Encontro Regional da Pascom

Diocese marca presença no Encontro Regional da Pascom

imageComunicadores de diversas dioceses do Regional Centro-Oeste estiveram reunidos em Goiânia dos dias 23 a 25 de outubro na Jornada da Comunicação – Encontro Regional da Pascom. A temática escolhida para o Encontro deste ano foi a espiritualidade do comunicador e a formação dos agentes da Pascom, uma proposta feita pelos coordenadores e representantes das dioceses do Encontro Regional de 2014. Dom Messias dos Reis (Bispo da Diocese de Uruaçu, Presidente da CNBB Centro-Oeste e Presidente da Comissão de Comunicação Regional) e Padre Delton Filho (Comunidade Coração Fiel – Diocese de Uruaçu) conduziram o Retiro Espiritual.
Nossa diocese esteve representada com a participação do Rev. Pe. Wagner Teixeira (Padre Referencial para Pascom Diocesana), Anderson Fantin (Coordenador Diocesano da Pascom), Sem. Raifran Sousa (Coordenador do Departamento Diocesano de Comunicação), Reis Santos (Paróquia Santo Antônio de Pádua em Iaciara) e Lúcia Costa (Paróquia Imaculado Coração de Maria (Paróquia Imaculado Coração de Maria).

image
A cerimônia de abertura contou com a presença do Assessor Nacional da Comissão Episcopal da Comunicação , Pe. Rafael Vieira. Padre Rafael apresentou o trabalho da Comissão Episcopal no âmbito da Comunicação da Igreja no Brasil. Ele destacou a necessidade de voltar a um trabalho nas bases do ambiente comunicativo. Esse retorno está principalmente na descoberta dos indivíduos e meios existentes para o trabalho da Pascom. Padre Rafael apresentou a principal proposta da CNBB para a comunicação hoje no Brasil, que está fundamentada no Diálogo e entre-ajuda, ou seja, crescer no diálogo e na ajuda entre os comunicadores e a própria comunidade. Ele frisou a necessidade do testemunho dos comunicadores católicos, uma vez que “nós mesmos devemos ser a comunicação daquilo que anunciamos”.
No segundo dia de encontro teve início a proposta de espiritualidade. Dom Messias dos Reis apresentou a necessidade da espiritualidade na vida do comunicador. A experiência espiritual deve ser o primeiro degrau na experiência do anúncio. Por isso, cada agente da Pascom deve encontrar o sentido espiritual de cada ação e acontecimento. A comunicação católica deve ser um ato de fé. Uma foto não revele apenas uma imagem,mas revela um ato de fé. Tirar uma uma fotografia deve ser uma ato de fé a realização de um apostolado. Um texto, um encontro, um jornal, um site deve ser um ato de fé que deve emergir para encontrar o outro. Deus comunica sua vida para nós e nós somos convidados a viver em Deus.
Padre Delton Filho tratou do Encontro com Cristo. O comunicador é alguém que encontrou Jesus Cristo para poder anunciar. Não existe anúncio sem experiência e vivência de Cristo. O comunicador deve ser guia e não uma placa. Uma placa tem um enunciado frio, metódico e que não adquire uma experiência daquilo que narra e conduz. O guia é alguém que vai junto, que caminha lado a lado e que tem experiência daquilo que anuncia.
Por fim, o Encontro também contou com uma oficina de texto com o escritor João Pedro, que propôs dicas e sugestões para produção de um bom texto.

Por Sem. Raifran Sousa