Home / Relato Histórico

Relato Histórico

diocese de Formosa (Dioecesis Formosensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. Pertence à província eclesiástica de Brasília e ao Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é sufragânea da Arquidiocese de Brasília.

A prelazia de Formosa foi criada pelo Papa Pio XII, no dia 26 de março de 1956, por meio da bula Ad facilius et fructuosius. A prelazia foi criada a partir de território desmembrado da extinta Prelazia de São José do Alto Tocantins e da então Arquidiocese de Goiás.

O Papa João Paulo II elevou a prelazia à categoria de diocese no dia 16 de outubro de 1979, pela Bula Cum Praelatura.

Demografia e paróquia

Em 2011, a diocese contava com uma população aproximada de 346.760 habitantes, sendo que 82,7% destes eram católicos.

O território da diocese é de 51.657 km², organizado em 27 Paróquias e 4 Quase- Paróquias.

A área da diocese abrange os seguintes municípios:

• Água Fria de Goiás – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Reverendíssimo Padre Darci Neres da Rocha)
  • Alto Paraíso de Goiás – Paróquia Nossa Senhora das Graças (Reverendíssimo Padre Joacir Soares d’Abadia)
  • Alvorada do Norte – Paróquia Nossa Senhora da Guia (Reverendíssimo Padre Ary Ramos Filho e Padre Marcos Antônio R. Carvalho)
  • Cabeceiras – Paróquia Santa Rosa de Lima (Reverendíssimo Padre Flaunei Alves)
  • Cavalcante – Paróquia Sant’anna (Reverendíssimo Padre Jesus Joaquim)
  • Colinas – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Reverendíssimo Padre Joacir Soares d’Abadia e Padre Wagner Teixeira)
  • Damianópolis – Paróquia Santa Catarina de Sena (Reverendíssimo Padre Rosemberg Batista Lopes)
  • Divinópolis de Goiás – Paróquia São João Batista (Reverendíssimo Padre Eliton Rodrigues Cardozo – Zuis)
  • Flores de Goiás – Paróquia São Sebastião (Reverendíssimo Padre Adão Soares)
  • Formosa – Catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição (Excelentíssimo Reverendíssimo Dom José Ronaldo Ribeiro, Reverendíssimos Padres Dilmo Franco de Campos, Joaquim Régis Filho e Humberto Luyten SS.CC.), Paróquia Cristo Rei (Reverendíssimo Padre Romilson Gonçalves do Carmo), Paróquia São José Operário (Reverendíssimo Padre Mário Vieira de Brito), Paróquia São Sebastião (Reverendíssimos Padre João Manuel, Padre Hailson Ferreira de Castro e Padre Jair Fernandes Valente), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Reverendíssimo Padre Jabas Gomes Dourado), Paróquia São Vicente de Paulo (Reverendíssimo Padre Pedro Nogueira), Quase – Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Distrito do Bezerra (Reverendíssimo Padre Luiz Gonzaga Evangelista), Quase – Paróquia Santa Luzia (Reverendíssimo Padre Inácio Maria da Veiga, O.Cist), Mosteiro Nossa Senhora da Ternura em Formosa GO (Reverendíssimo Prior Padre Inácio Maria da Veiga O.Cist.)
  • Iaciara – Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Reverendíssimo Padre Ary Ramos Filho)
  • Mambaí – Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Reverendíssimo Padre Deusli Evangelista)
  • Nova Roma – Paróquia São Sebastião (Reverendíssimo Padre  Iron Pereira)
  • Planaltina – Paróquia Divino Espírito Santo (Reverendíssimos Padres Moacyr Sant’anna) , Paróquia Santíssima Trindade (Reverendíssimo Padre Marcos Reges Valente), Paróquia Imaculado Coração de Maria (Reverendíssimo Padre José Gerson B. Lopes), Quase – Paróquia São José Operário (Reverendíssimo Padre Edimar de Araújo Souza), Quase – Paróquia Santo Antônio (Reverendíssimo Padre Francisco Keison Torres de Lima)